top of page

Tema

  • O risco de ocorrência de um evento não previsto com repercussões significativas para o Sistema Financeiro pode manifestar-se por via dos mercados de capitais, já que os mesmos apresentam uma volatilidade extraordinária, complexificando quantitativa e qualitativamente os activos transacionados, levando assim, os intermediários financeiros a criar uma dependência perante os mercados.

 

  • A fim de repor a credibilidade do sistema financeiro, uma das soluções poderá ser uma reforma das instituições financeiras que irá de encontro à questão do desenvolvimento e da sustentabilidade da nova ordem económica mundial: terá o crescimento dos BRICS estagnado? Encontrar-nos-emos ainda num ambiente de não polaridade? Ou estamos a caminhar novamente para uma ordem mundial bipolar?

 

  • Para todas estas questões que acabam por se relacionar intimamente com os sistemas económico e financeiro, haverá decerto, possíveis respostas. Respostas estas que ganham vida no seio das vinte maiores potências mundiais. Seguindo esta linha de pensamento, o G20 terá um longo caminho pela frente, rumo ao desenvolvimento económico sustentável.

​

 

 

 

Mais informação aqui.

A Agenda para o Desenvolvimento

bottom of page